Instrumentos de avaliação do sono
Já foram descritos quase uma centena de distúrbios do sono. Cada um com sua particularidade e método de diagnóstico. Um dos principais instrumentos de avaliação do sono e das suas alterações é a polissonografia.
Esse método consiste na aplicação de diversos eletrodos e sensores não-invasivos distribuídos pelo corpo para identificar padrões eletrofisiológicos que nos revelam se o indivíduo está dormindo e se ocorrem mudanças anormais de diversas atividades fisiológicas durante o sono.
Conseguimos identificar a atividade cerebral, movimentos dos olhos, atividade de diferentes grupos musculares, frequência cardíaca, fluxo e movimentos respiratórios, saturação da oxiemoglobina, ronco e posição corporal, dentre diversas outras possibilidades. Geralmente realizado durante a noite em uma clínica ou hospital por profissionais especializados, esse exame é solicitado por um médico ou dentista que muitas vezes direciona o exame para um distúrbio do sono específico, mas que nos permite avaliar o sono de uma forma bem abrangente.
Em adultos, sua maior utilização ainda é na avaliação da Apneia Obstrutiva do Sono, um dos mais prevalentes distúrbios de sono, embora existam outros métodos mais simplificados no mercado. Por isso, é muito importante para todos os profissionais da saúde o conhecimento sobre o sono e como a polissonografia pode auxiliar na identificação das alterações do sono e na condução do tratamento quando necessário, buscando mais qualidade de sono e melhora da qualidade de vida.